segunda-feira, 9 de março de 2009
Reunião
A Semana encontra em preparação, para já, quatro conferências e uma mesa-redonda. A recente ideia de duas visitas de estudo será um óptimo must caso se consiga realizar conforme planeada.
Não esqueçamos que até agora só falamos de iniciativas de carácter menos lúdico.
Mais novidades em breve.
domingo, 8 de março de 2009
S3BAST
Podem espreitar o SEBAST aqui:
http://www.s3bast.com/
IX Semana de História da Arte - Azulejaria
É uma iniciativa a cargo de um grupo de alunos dos 2º e 3º anos da Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). As suas actividades, que se espalham pela semana de 11 a 15 de Maio de 2009, irão decorrer nas instalações da FLUP e em outros locais a anunciar.
Integram a sua Comissão Organizadora:
Armando Leite
Aurora Brochado
Diana Loureiro
Ema Duarte
Hugo Barreira
Tânia Loureiro
A sua preparação decorre com o apoio da Comissão Científica do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, constituída pelos docentes:
Prof. Doutor Manuel Joaquim Moreira da Rocha
Mestre Maria Leonor Barbosa Soares
Mestre Celso Francisco dos Santos
sábado, 7 de março de 2009
Apresentação da Iniciativa
A um ano de completar uma década, a Semana de História da Arte, organizada pelos alunos da Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em colaboração com os seus docentes, percorreu já diversos caminhos. Surgida pela vontade de um grupo de alunos da, então, nova Licenciatura, com o intuito de questionar e debater o valor desta ciência e os seus limites de trabalho, de quebrar barreiras e preconceitos e de, não menos importante, estreitar os laços entre docentes e discentes, comunidade científica e artística, a Semana de História da Arte pretendia, e pretende, trazer este mesmo debate a novos públicos através de abordagens novas e alargadas.
Aprofundar o conceito de uma iniciativa que abarca, a cada ano, diferentes aspectos da vastíssima dimensão do objecto da História da Arte, do mais inacessível dos conceitos à mais familiar das imagens, não caberá na dimensão das palavras. Descendo da ténue ponte entre potência e acto, razão e emoção, cabe à Semana de História da Arte conduzir o olhar do seu público para determinadas dimensões do objecto desta ciência.
Os meios utilizados, conferências, debates, exposições, mesas redondas, workshops, visitas, cinema, música, etc., visam precisamente trazer este questionar e debater à comunidade. Será a própria problemática intrínseca a cada tema (ou temas) que se plasma ao longo da Semana a ditar o leitmotif da acção de quem participa, qualquer que seja o seu papel nos eventos.
Conhecer passa também por partilhar. Cabe a cada um de nós colocar uma nova questão e, mais que obter respostas, saber escutar e observar. Do organizador ao espectador, passando, claro está, pelos convidados, será esta a oportunidade para uma reflexão. Tornar este questionar e debater, partes assaz importantes da vida do investigador, numa dimensão mais próxima dos novos alunos da Licenciatura e daqueles que lhe são externos será um dos objectivos da iniciativa. A oportunidade de permitir a colaboração de estudantes, professores e artistas, a sua interacção com o público, e toda a troca de ideias, a descoberta de assuntos novos, o aprofundar conhecimentos, o experimentar de novas abordagens e o despertar da curiosidade resultantes serão os grandes motores da Semana de História da Arte.
Esta iniciativa pretende cativar também o público para uma vertente mais familiar que a, aparentemente distanciada, dimensão do estudo da História da Arte. Conjugando a teoria com a prática, alunos e professores alertam para os aspectos da Arte e da sua História no quotidiano e o seu reflexo na vida presente. Tal como a própria Licenciatura, terá a Semana de História de Arte o fim último de ajudar a promover o Património e deixar presente no espírito a ideia de que o legado do Passado poderá ser umas das chaves para compreender o Presente e para construir um melhor Futuro.